sexta-feira, agosto 24, 2007

Imagens inéditas e comoventes para quem viveu momentos ao vivo como aqueles. Momentos de intensa entrega espiritual. Momentos doces como mel... por favor apreciem.


O mestre Omraam Mikhaël Aïvanhov canta "Aoum"

Esta palavra tem tanto significado.
É preciso respeito e admiração profunda por este canto.
Por favor, apreciem...


Rir e Agradecer

Uma menina um dia escreveu ao mestre: "Querido mestre. Amo-vos tanto que me dá vontade de rir."
Esta pequena carta sensibilizou-o de tal maneira que acaba por falar deste tema numa sua conferência:
"— Esta irmãzinha revelou-me uma coisa formidável: quando temos um excesso de amor temos vontade de rir. Dito de outra maneira: Quando amamos somos felizes. O riso manifesta-se quando extravasa de nós muito amor."
E é porque o seu coração transborda de amor que o mestre gosta de rir.
Por vezes, durante as suas conferências, ele conta histórias engraçadas para que os seus auditores possam descontrair-se. Ele diz que o riso é uma coisa mágica e provoca coisas positivas em nós. Ele diz, também, que a fraternidade é a escola do riso.

Uma outra coisa que ele considera como mágica é a palavra "Obrigado". É por isso que ele sempre nos aconselhou a agradecer sem cessar a Deus pela vida e por todos os presentes que ela nos dá. Presentes esses que são riquezas para o corpo, para o coração e para a inteligência. São eles a alegria, o amor, a generosidade dos outros, a amizade.

Consultar este e outros textos em: "La belle histoire d'un Maître"

quarta-feira, maio 16, 2007


"A vida espiritual é uma empresa difícil, não há que escondê-lo. Por isso, o discípulo que se apercebe de que não consegue manifestar as qualidades que se esforça por adquirir há muito tempo não deve desanimar nem revoltar-se. Se ele desanima ou se irrita consigo próprio, com os outros ou com o Senhor, considerando que Ele não o atende, isso é muito mau sinal, prova que o seu raciocínio não está afinado, e quando ele quer que se manifeste a sua natureza superior, na realidade é a sua natureza inferior que se exprime.
Aquele que quer progredir na via da espiritualidade deve ser humilde, muito humilde, isto é, saber que vai estar continuamente posto à prova e que, por vezes, não alcançará a vitória. Mas não faz mal, ele deve retomar o caminho pacientemente, corajosamente, sabendo que, um dia, acabará por alcançar o objectivo."

Omraam Mikhaël Aïvanhov

segunda-feira, maio 14, 2007


A importância de meditar e focalizar-se no bem.

Palavras de Buddha Gautama retiradas do livro "Evangelho de Buda" de Paul Carus:
"Assim como a chuva se esgueira pelo telhado de colmo de uma casa, a paixão penetrará numa mente irreflectida. Assim como a chuva não entra numa casa bem coberta, a paixão não entrará numa mente bem reflectida"

sábado, abril 28, 2007


Aprendendo a escolher

Santo Antão vivia no deserto, quando se aproximou um jovem:
- Padre, vendi tudo que tinha e dei aos pobres. Guardei apenas umas poucas coisas para me ajudar a sobreviver. Gostaria que me ensinasse o caminho da salvação.
Santo Antão pediu que o rapaz vendesse as poucas coisas que havia guardado, e - com o dinheiro - comprasse carne na cidade. Na volta, devia trazer a carne amarrada em seu corpo.
O rapaz obedeceu. Ao voltar, foi atacado por cães e falcões, que queriam um pedaço da carne.
- Eis-me de volta - disse o rapaz, mostrando o corpo arranhado, mordido, e as roupas em frangalhos. Por que me mandou fazer isto?
- Para mostrar que o que trouxe do seu passado, não serve no seu presente. Quando tiver que escolher um novo caminho, não traga experiências velhas. Aqueles que dão um passo novo, mas querem manter um pouco da antiga vida, terminam dilacerados pelas próprias lembranças.

Copyright @ 2005 by Paulo Coelho

quinta-feira, abril 19, 2007


Deus primeiro! Deus no fim! Deus sempre!

"God first! God last! God always!
As we strive to live by that ideal, we find the Divine Presence becoming increasingly manifest as a guiding and motivating force blessing our lives."

imagem do site da nasa

segunda-feira, abril 09, 2007


Foi colocado nos "Links Espirituais" um site extremamente importante a ter em atenção. Refiro-me ao site do Grande Guru Indiano Paramahansa Yogananda a "Self-Realization Fellowship"

Dedico a esse ilustre mestre a minha homenagem deixando aqui uma citação sua:

"The Lord is the Mother of all mothers, the Father of all fathers, the One Friend behind all friends. If you always think of Him as the nearest of the near, you will witness many wonders in your life."

Paramahansa Yogananda


"Parce qu’il est un résumé de l’univers, l’être humain est habité par le ciel mais aussi par l’enfer. L’enfer, c’est son subconscient, où grouillent toutes sortes d’entités, de forces obscures qui ne demandent qu’à être libérées. S’il cède à leurs réclamations, il se trouve exposé à de grands dangers, car elles iront partout faire des ravages. Puisqu’elles sont ainsi ligotées, c’est qu’il y a une raison.
De même que le chimiste ne doit pas libérer les gaz toxiques enfermés dans les placards de son laboratoire, l’être humain ne doit pas libérer les forces de son subconscient : les instincts, les passions. S’il les libère, c’est lui qui sera leur première victime. C’est seulement l’Esprit divin qu’il doit chercher à libérer en lui."

Omraam Mikhaël Aïvanhov

sábado, março 31, 2007


Babaji, o Cristo-Iogue da Índia Moderna

"O estado espiritual de Babaji está além da compreensão humana(...) a limitada visão do ser humano não pode atravessar a sua estrela transcendental. Inutilmente procura-se imaginar o alcance do avatar. É inconcebível. Os Upanishads classificaram minucosamente cada estágio de avanço espiritual. Um siddha ("ser aperfeiçoado") progrediu do estado de jivanmukta ("liberto enquanto vivo") para o de paramukta ("supremamente livre" - poder total sobre a morte); o último escapou inteiramente da escravidão de maya e de sua roda de reencarnações. Assim o paramukta raramente volta ao corpo físico; se retorna é um avatar, designado por Deus como instrumento de bençãos sublimes para o mundo (...) O olhar casual talvez não veja nad de extraordinário na forma de um avatar, mas esta, ocasionalmente, não projecta sombra nem deixa qualquer sombra no chão. São provas externas, simbólicas, de que está interiormente livre das trevas e da escravidão material. Somente tal homem-Deus conhece a Verdade por trás das relatividades da vida e da morte"

"Autobiografia de um Iogue"- Paramahansa Yogananda - Lótus do Saber Editora

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Príncipe da Paz

"Este Ser era todo Ele fonte de poder. Mais antigo que o próprio tempo e no entanto mais moderno do que alguma pessoa que eu alguma vez tivesse conhecido. Acima de tudo... eu sabia que Ele me amava.
Muito mais que só poder, o que emanava d'Ele era Amor incondicional. Um Amor admirável e arrebatador. Um Amor para lá da minha mais louca imaginação."

"Return From Tomorrow" - George Ritchie

segunda-feira, janeiro 22, 2007


Mestre Morya diz que a declaração "Eu te amo Senhor" é mais forte para nos ligar aos Mestres do que "Ajuda-me Senhor". O Mestre sabe que é possível ajudar e a ajuda vem com facilidade porque ninguém melhor do que os Mestres para viver o mandamento "Amai-vos uns aos outros". A generosidade de Seus corações é incomensurável e a avareza é desconhecida para estes Corações Flamejantes.

Diz o Ensinamento que somente por si mesmo pode alguém alcançar a Morada dos Mestres, a Cidade Luminosa de Shambala. Mestre Morya nos ensina no livro Agni Ioga a oração a esta Morada da Luz. Vamos fazê-la em conjunto:

Tu que me chamaste para seguir o Caminho do Trabalho
Aceita minha habilidade e meu desejo
Aceita meu labor, Ó Senhor
Pois Tu vês-me de dia e de noite.
Dá-me Tua Mão, Ó Senhor
Pois a escuridão é grande.
Eu Te sigo!

"O ensinamento de Shambala reside fundamentalmente em não falar de algo distante e secreto. Shambala existe aqui na Terra e tudo pode ser alcançado aqui na Terra. O ensinamento de Shambala é vital. É concebido às encarnações terrestres e pode ser aplicado sob quaisquer condições humanas."

"Shambala: Em busca da Nova Era", Nicholas Roerich

domingo, janeiro 21, 2007



"Eu transferi o meu pensamento para a eterna Isis, a mãe e a esposa sagrada; todas as minhas aspirações, todas as minhas orações se confundem nesse nome mágico; eu sentia-me reviver nela, e, por vezes, ela aparecia-me sob a figura de Venus antiga, por vezes, também, nos traços da Virgem dos cristãos. (...) Parecia-me que a deusa me aparecia, dizendo-me: Eu sou a mesma Maria, a mesma que tua mãe, a mesma também que sob todas as formas tu sempre amaste. Em cada uma das tuas provações, eu deixei uma das máscaras com que cubro os meus traços, e dentro em breve verás como eu sou” .

in "Aurélia" de Gèrard de Nerval

domingo, dezembro 31, 2006


"Quanto mais vos ligais à nascente divina, mais recebeis a visita de obreiros celestes que vêm trabalhar sobre o vosso corpo físico e os vossos corpos subtis a fim de vos purificarem, de vos trazerem a luz, de reforçarem a vossa vontade… O que é um génio? Um ser colectivo habitado por uma multidão de obreiros; deste modo, ele está qualificado para fazer um trabalho superior. Aquilo que deveis temer acima de tudo é ofender os obreiros divinos, pois eles começarão a abandonar essa casa que vós sois para eles e ela periclitará, o seu capital diminuirá. Só de vós depende que os obreiros celestes permaneçam na vossa morada ou que outros venham lá instalar-se. Quando começais a ligar-vos à força suprema, quando colocais Deus acima de todas as coisas, atraís esses obreiros celestes, tornais-vos senhores de vós, fortes, sábios, cheios de amor, recebeis tesouros e irradiais no espaço cósmico até às estrelas…"
Omraam Mikhaël Aïvanhov

sábado, dezembro 16, 2006


"Quantos artistas não terminaram a sua vida desalentados, destroçados, porque o público não os aceitou nem os reconheceu! Os artistas, em geral, não têm uma grande resistência psíquica: são raros aqueles que, no meio das provações, souberam manifestar a coragem que é a marca dos grandes espíritos.
Por vezes, pergunta-se: «Por que é que os Senhores dos Destinos deixam que os seres mais notáveis, mais nobres, sejam tratados com tanto rigor? Porquê?..» Pois bem, é para que esses seres possam superar-se e dar o melhor de si mesmos. Se eles estivessem rodeados de pessoas que os aplaudissem, os adulassem e lhes proporcionassem todas as facilidades, adormeceriam, enfraquecer-se-iam, tornar-se-iam sombrios; eles seriam incapazes de produzir obras tão profundas, tão grandiosas. O destino é um pedagogo terrível, mas é preciso compreender e aceitar; ele age assim para que os seres consigam tornar-se verdadeiros criadores." Omraam Mikhael Aïvanhov

sábado, setembro 23, 2006


Apresento aqui um dos raríssimos filmes do Mestre Peter Deunov.
Para ver o filme basta clicar na imagem de cima

segunda-feira, setembro 11, 2006

"L’idéal est ce qui compte le plus chez un artiste, parce que c’est toujours l’idéal qui se reflète dans une œuvre. Même dans une œuvre imparfaite, tous ceux qui ont un haut idéal introduisent nécessairement quelque chose de bon et de beau. La perfection d’une œuvre ne témoigne pas d’un haut idéal, elle révèle seulement le travail, le savoir-faire, la technique. Il arrive qu’un artiste présente une œuvre inspirée des régions supérieures, mais mal exécutée ; cela ne fait rien s’il a un haut idéal et qu’il persévère, la technique viendra. C’est ce que n’ont pas compris la majorité des gens qui donnent la première place au talent, sans se préoccuper de savoir comment il sera utilisé et ce qu’il va exprimer. Sans un haut idéal, le talent peut faire le malheur d’un artiste. C’est pourquoi il doit mettre le haut idéal à la première place et le soutenir, l’alimenter, le talent viendra aussi ; tandis que l’artiste qui laisse de côté son idéal, perd tôt ou tard son talent. Toutes les possibilités de création des humains, que ce soit dans les sciences, dans les arts, et même dans la vie quotidienne, dépendent de leur idéal."

Omraam Mikhaël Aïvanhov